Existem diversas diferenças em relação ao piso laminado e o piso vinílico, desde sua composição, até a experiência no dia a dia. Confira suas principais características:
Piso Laminado
O laminado é composto por materiais derivados da madeira, como painéis de fibras de madeira com alta densidade, papel e melamina. Se trata de um piso sensível a líquidos, portanto deve haver muito cuidado, principalmente na hora de realizar a limpeza. Por ser rígido, este piso propaga sons ao caminhar, que pode incomodar os moradores e os vizinhos do andar inferior. É atérmico, portanto não se influencia com a temperatura externa.
Piso Vinílico
O piso vinílico é feito de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos, o que dá ao piso um acabamento flexível que resolve 2 problemas do laminado: não é um piso tão sensível a líquidos, facilitando muito a limpeza do dia a dia. E o problema com propagação de sons enquanto se caminha também não existe, o piso vinílico é silencioso. Há também uma variedade maior de formatos e texturas, tornando-o extremamente versátil, estando presente desde ambientes residenciais até ambientes comerciais e hospitalares.
Apesar de muitas vezes serem confundidos, estes pisos tem diferenças bem específicas. E é primordial que saibamos todas esses detalhes para fazermos a escolha certa, que se adeque as necessidades do dia a dia.